1ª Parte
1>Objetivo do trabalho
O trabalho tem como objetivo a construção de um telefone de latinha, que consiga realizar a prova mínima da competição de 20 palavras em 1 minuto, além de aprender conceitos físicos sobre acústica e ondas.
2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais)
Copos de papel
Copos Plásticos
Linha de costura
Tesoura
Agulha
Fio encerado
Barbante
Fio de Nylon
Trena
3>Descreva em 7 passos a construção do telefone.
1°- Separe os materiais que serão utilizados na montagem do telefone: 1 copo plástico, 1 copo de papel, tesoura, fio encerado e agulha.
2°- Com a ajuda da trena, corte o fio encerado com a tesoura no tamanho adequado (10 metros).
3°- Utilizando a agulha, faça um furo na parte inferior do copo.
4°- Passe o fio por dentro dos furos feitos nos copos com a agulha.
5°- Amarre-os bem firme, dando nó para que não corra risco de escapar.
6º- Faça isso nos dois copos.
7º- Estique bem e comece a falar no copinho plástico, peça para que um colega coloque o outro copinho na orelha enquanto você está falando.
4>Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente.

Dispersão: é um fenômeno que acontece quando uma onda, resultante da superposição de várias outras entra num meio onde a velocidade de propagação seja diferente para cada uma de suas componentes. Consequentemente a forma da função de onda inicial muda, sendo que sua forma é uma função do tempo.
Interferência: representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas (interferência destrutiva) ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam (interferência construtiva).
Acessado em: 22 de out. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário